CONTABILIDADE DE CUSTOS

Nenhum dia deve-se passar sem que algum tipo de melhoramento tenha sido feito em algum lugar da empresa.” W. E. Deming


William Edwards Deming (Sioux City, 14 de outubro de 1900Washington, 20 de dezembro de 1993) foi um estatístico, professor universitário, autor, palestrante e consultor estadunidense. Deming é amplamente reconhecido pela melhoria dos processos produtivos nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, sendo porém mais conhecido pelo seu trabalho no Japão. Lá, a partir de 1950, ele ensinou altos executivos como melhorar projeto, qualidade de produto, teste e vendas (este último por meio dos mercados globais) através de vários métodos, incluindo a aplicação de métodos estatísticos como a análise de variantes e teste de hipóteses. Deming fez contribuições significativas para o Japão tornar-se notório pela fabricação de produtos inovadores de alta qualidade. Deming é considerado o estrangeiro que gerou o maior impacto sobre a indústria e a economia japonesa no século XX.


Fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/W._Edwards_Demin

Professor de contabilidade de Custos ALEXANDRE BOSSI

Professor  de contabilidade de Custos ALEXANDRE BOSSI
Conselheiro do CRC/MG, Consultor e Professor Titular da UNA

domingo, 13 de junho de 2010

Glossario

AMORTIZAÇÃO Eliminação gradual e periódica do ativo de uma empresa, como encargos do exercício, das imobilizações financeiras ou imateriais Representa a conta que registra a diminuição do valor dos bens intangíveis registrados no ativo permanente, é a perda de valor de capital aplicado na aquisição de direitos de propriedade industrial ou comercial e quaisquer outros, com existência ou exercício de duração Limitada. APROPRIAÇÃO Ato de apropriar ou apropiar-se,acomodação,adaptação. Ativo São todos os bens, direitos e valores a receber de uma entidade. Contas do ativo têm saldos devedores, à exceção das contas retificadoras (como depreciação acumulada e provisões para ajuste ao valor de mercado). Conjunto de valores que expressa o investimento ou as aplicações de capital indicando também a parte positiva do Patrimônio.
ATIVO CIRCULANTE Dinheiro em caixa ou em bancos; bens, direitos e valores a receber no prazo máximo de um ano, ou seja realizável a curto prazo, (duplicatas, estoques de mercadorias produzidas etc); aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte 
ATIVO NÃO CIRCULANTE São incluídos neste grupo todos os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu Empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade. O Ativo Não Circulante será composto dos seguintes subgrupos: Ativo Realizável a Longo Prazo Investimentos Imobilizado Intangível  
ATIVO PERMANENTE Grupo de contas que englobavam recursos aplicados em todos os bens ou direitos de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade. O Ativo Permanente era composto de subgrupos: Investimentos, Imobilizado, Intangível e Diferido. A partir de 04.12.2008 tal terminologia foi extinta pela MP 449/2008, passando a integrar o Ativo Não Circulante 
BALANÇO É um quadro (mapa, gráfico, etc.) onde é demonstrada a situação econômica/ financeira da empresa na data a que o balanço diz respeito. O balanço avalia a riqueza, isto é, o valor da empresa, mas não demonstra o seu resultado, apenas o apresenta em valor total, sendo a sua demonstração feita num outro documento chamado "demonstração de resultados". O balanço é composto por duas partes, que se encontram sempre em equilíbrio.O Ativo é igual ao Passivo mais o Patrimônio Líquido. 
BALANÇO PATRIMONIAL É a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade. Bem Do ponto de vista contábil significa o elemento de que dispõe uma empresa ou entidade para a obtenção de seus fins ; é dito também : bem patrimonial ou bem contábil. 
BENS Tudo que pode ser avaliado economicamente e que satisfaça necessidades humanas. 
BENS DE CONSUMO (não duráveis ou que são gastos ou consumidos no processo produtivo) Capital de Giro Capital em circulação ou movimentação. Doutrinariamente, tanto se aceita a movimentação dos valores do Ativo ( Disponível e Realizá vel) como do Passivo ( Exigível ) Tecnicamente, para efeitos cadastrais, o capital de giro é apenas o capital circulante do ativo. Custeio por Absorção (também chamado “custeio integral”) é o método derivado da aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Custo Investimento para que se consiga um bem de uso ou de venda ; o mesmo que gasto, despesa ; aplicação de meios para produção. 
CUSTO Gasto relativo ao consumo de bem ou serviço no processo de produção de outros bens ou serviços.  
CUSTO DE TRANSORMAÇÃO É o custo de transformação do material em produtos. É a soma de mão-de-obra indireta e custos indiretos de fabricação. 
CUSTO DIRETO É aquele facilmente identificado no produto. Não precisa de critérios de rateio. 
CUSTO FIXO É a parcela do custo que se mantém fixa, quando a produção varia. Por exemplo o aluguel que será cobrado pelo mesmo valor qualquer que seja o nível de produção, inclusive no caso de não se produzir nada. 
CUSTO INDIRETO É aquele não identificado no produto, necessita de critérios de rateios para locação.
CUSTO PRIMÁRIO É a soma da matéria prima, material de embalagem mais a mão de obra direta. 
CUSTO SEMIVARIÁVEL OU SEMIFIXO Varia com o nível da atividade, porém não direta e proporcionalmente 
CUSTO TOTAL É o gasto total da empresa com fatores de produção, compõe-se de custos variáveis e custos fixos. 
CUSTO VARIÁVEL São aqueles custos cujos valores se alteram em função do volume de produção da empresa.Exemplo: matéria prima consumida.Aumentam à medida que aumenta a produção Custos proporcionais Custo que cresce , por ser variável proporcionalmente à produção ; assim , por exemplo, se aproduçào aumenta em X, o custo aumentará sempre numa proporção percentual de X Depreciação Fenômeno contábil que expressa a perda de valor que os valores imobilizados de utilização sofrem no tempo, por força de seu emprego na gestão, perda de valor pelo uso. 
DEPRECIAÇÃO Ação ou efeito de depreciar, perda de valor, rebaixamento. 
DESEMBOLSO Pagamento resultante da aquisição do bem ou realização do serviço. 
DESPERDÍCIO É o consumo intencional, que por alguma razão não foi direcionado à produção de um bem ou à prestação de um serviço. 
DESPESA Gasto relativo ao consumo de bem ou serviço que tem relação direta ou indireta com o processo de obtenção de receitas da entidade. Investimento de capital em elemento que direta ou indiretamente irá produzir uma utilidade à empresa ou entidade e que expressa um valor de consumo no ato de sua verificação Despesas Operacionais Gastos que dizem respeito diretamente à atividade da empresa. Disponível Classificação financeira de contas que indica o grupo dos valores postos à imediata disposição de uma empresa a fim de que possa lançar mão do recurso de natureza financeira líquida. 
DUMPING Prática comercial que consiste em vender produtos a preços inferiores ao seu custo com a finalidade de eliminar concorrentes e/ou ganhar mais participação de mercado. Embalagens Invólucros que protegem produtos , matérias e mercadorias e que participam do custo dos mesmos podendo ser recuperáveis ou não duráveis ou descartáveis. Acondicionamento em fardos, caixas, caixotes, vasos, frascos, garrafas, em suma em recipientes destinados ao transporte e proteção de produtos e que formam parte do custo dos mesmos. Conta que registra tais invólucros. 
EMPREENDEDOR Que ou o que empreende coisas difíceis; arrojado; realizador. 
ESTOQUE Porção de mercadorias armazenadas num depósito, numa loja. Conjunto de mercadorias, matérias-primas, produtos acabados ou quase acabados etc., que constituem a propriedade de uma empresa. Estoques Existência no armazém ou depósito de bens materiais circulantes (mercadorias, matérias-primas, produtos etc) 
GASTO Sacrifício financeiro com que a entidade arca para qualquer obtenção de um produto ou realização de um serviço, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro) Imobilizações em andamento Refere-se aos recursos aplicados pela empresa em bens produtivos que ainda não se incorporaram de fato a seu processo produtivo ou operacional Imobilizações Materiais Aplicações de valor em imobilizações que são representadas por bens econômicos materiais , tangíveis , corpóreos. Compreendem terrenos industriais, mobília e instalações,utensílios diversos. Instalações Título de conta destinado ao registro de conjunto de peças ou de aparelhos que compõem uma utilidade. Como instalações encontramos, comumente, as instalações elétrica, hidráulicas, frigoríficas, de vapor etc.Uma instalação pode , por exemplo, compor-se de: motores, tubos, conexões, fios, lâmpadas, geradores, turbinas etc. 
INVESTIMENTO Gasto ativado em função de sua vida útil ou benefícios atribuíveis a futuros períodos. 
MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO É quanto cada serviço ou produto vendido contribui para pagar as despesas fixas mensais e quanto contribui para formar o lucro.  
MARK-UP É a margem da receita de vendas sobre os custos diretos de produção. Deve ser tal que permita à empresa cobrir os custos diretos (ou variáveis), os custos fixos e a parcela desejada de lucro da empresa. Matérias – Primas Matérias principais de um produto, matérias que são objeto de transformação, matérias que se destinam a ser transformadas, matérias das quais é feito um produto, matérias que constituem o objeto central da produção. Matérias de consumo Título de conta que registra o valor das matérias que são utilizadas para o consumo de uma empresa, não integrando a fabricação nem permanecendo depois de aplicadas. Mercadorias Título de conta que se destina ao registro do movimento de mercadorias; conta que registra os investimentos e as vendas de mercadorias. Orçamento Previsão de fatos patrimoniais ; predeterminação de despesas e receitas de uma entidade. Quadro técnico de contabilidade contendo previsões ou estimativs de negócios, de movimento financeiro ou econômico 
OTIMIZAR Dar a (algo, uma máquina, uma empresa) um rendimento ótimo, criando-lhe as condições mais favoráveis ou tirando (dele ou dela) o melhor partido possível; tornar (algo) ótimo ou ideal. Passivo Exigível Grupo de contas do passivo, da classificação financeira, que agrupa as contas representativas das dívidas da empresa. Pode ser a curto e a longo prazo ( curto prazo geralmente considerado até um ano ) Patrimônio Líquido Definimos Patrimônio Líquido como a diferença entre o valor do Ativo e do Passivo de uma entidade em determinado momento. Valor resultante da diferença entre os valores do Ativo e as Dívidas expressas no Passivo Circulante e no Passivo Exigível a Longo Prazo. Equivale a Capital Próprio ou Recursos Próprios. Perda Gasto referente à bem ou serviços consumidos de forma anormal e involuntária 
PERDA Bem consumido ou serviço prestado de forma anormal e involuntária. 
PLANEJAMENTO Ação ou efeito de planejar, plano de trabalho pormenorizado, função ou serviço de preparação do trabalho, Planejamento familiar, instituição de uma série de medidas para melhorar as condições da vida no lar (alimentação, higiene, limitação de nascimentos etc.).  
PONTO DE EQUILÍBRIO Significa a quantidade que equilibra a receita total com a soma dos custos e despesas relativos aos produtos vendidos. Produtos acabados Título de conta que registra os produtos já prontos para a venda, ou seja, os terminados e que não passarão por novos processos de fabricação na mesma fábrica 
RATEIO Divisão ou distribuição proporcional 
RENTABILIDADE É uma medida do retorno de um investimento. Calcula-se dividindo o lucro obtido pelo valor do investimento inicial. É a quantidade de dinheiro que o investidor ganha para cada quantia investida. 
SISTEMA DE CUSTEIO É o método utilizado para apuração e apropriação dos custos ao produto ou seja, a ferramenta que auxilia a contabilidade de custos na geração de informações que servirão de suporte às tomadas de decisões dos gestores.  
VARIÁVEL Que pode variar; mutável, volúvel, inconstante, mudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário