CONTABILIDADE DE CUSTOS

Nenhum dia deve-se passar sem que algum tipo de melhoramento tenha sido feito em algum lugar da empresa.” W. E. Deming


William Edwards Deming (Sioux City, 14 de outubro de 1900Washington, 20 de dezembro de 1993) foi um estatístico, professor universitário, autor, palestrante e consultor estadunidense. Deming é amplamente reconhecido pela melhoria dos processos produtivos nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, sendo porém mais conhecido pelo seu trabalho no Japão. Lá, a partir de 1950, ele ensinou altos executivos como melhorar projeto, qualidade de produto, teste e vendas (este último por meio dos mercados globais) através de vários métodos, incluindo a aplicação de métodos estatísticos como a análise de variantes e teste de hipóteses. Deming fez contribuições significativas para o Japão tornar-se notório pela fabricação de produtos inovadores de alta qualidade. Deming é considerado o estrangeiro que gerou o maior impacto sobre a indústria e a economia japonesa no século XX.


Fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/W._Edwards_Demin

Professor de contabilidade de Custos ALEXANDRE BOSSI

Professor  de contabilidade de Custos ALEXANDRE BOSSI
Conselheiro do CRC/MG, Consultor e Professor Titular da UNA

domingo, 13 de junho de 2010

A importância da Gestão de Custos na tomada de decisão.

Nos dias atuais, neste ambiente de globalização, a gestão estratégica de custos é a resposta para atender às demandas do sistema econômico com relação às novas perspectivas do mercado.
Toda empresa com suas particularidades tem por objetivo planejar, produzir, comercializar, sempre melhorando sua imagem e de seus produtos ou serviços visando a continuidade no mercado, satisfazendo seus anseios e seus investimentos, com alta qualidade.
As principais ferramentas para melhorar esta competitividade é o controle de custos, sendo uma importante ferramenta de inovação presentes na gestão estratégica.
Até mesmo as pequenas e micro empresas buscam mensurar os custos, geralmente quem não faz este controle, pode não se manter por muito tempo no mercado e vir à falência, e são poucas as empresas que adotam um sistema coerente e eficaz.
É nesta hora que entra a contabilidade, devendo ser a grande responsável pelo sistema gerencial, contribuindo para o sucesso do empreendimento e pela gestão das informações que são formalizadas e documentadas, com isso os contadores vêm aumentado seu espaço como gestores dentro das empresas.
Nesse contexto, entra a contabilidade de custos como um sistema de informações contábil fundamental para o desempenho administrativo e operacional, diretamente relacionada com as funções de planejamento, orçamento, execução e controle.
A contabilidade de custos, tem como finalidade encontrar meios economicamente viáveis para reduzir os gastos, controlar as despesas e contribuir para tomada de decisão, demostra informações mais precisas para problemas ligados à decisão.
A Gestão de Custos que é um dos setores mais importantes da contabilidade, por dar mais importância a responsabilidade do contador nas análises e interpretações objetivas das questões empresariais, oferecendo instrumentos para tomada de decisão, pois pode-se mensurar onde estão os gastos maiores em cada produto ou serviço e se os custos fixos ou variáveis estão altos, para saber onde podem ser redizidos sem prejudicar a qualidade.
A principal característica da Gestão de Custos, esta voltada para as decisões futuras, impõe aos contadores a necessidade de conhecer cada vez mais a empresa como um todo, incluindo problemas e questões dos mais diversos níveis organizacionais.
O sucesso de uma empresa não depende apenas da implantação de um sistema de Custos, é necessário que haja um aprimoramento nos seus processos incluindo o processo de gestão de custos com com a participação de toda equipe da empresa proporcionando um bom planejamento, boas estratégias, facilitando a tomada de decisão.
Os desafios enfrentados pela economia nos últimos anos induziram as empresas a atuarem sobre os fatores de competitividade que estão sob sua esfera de decisão, o papel da contabilidade de custos, sendo um sistema de informações que auxilia os gestores no processo de administração dos negócios, capaz de produzir a informações que reflitam o valor econômico dos resultados e do processo de tomada de decisão.
No processo decisório todos os eventos econômico-financeiros deves ser avaliados , não se restringindo a identificação e análise de custos para subsidiar a tomada de decisão. A avaliação deve ser feita sobre toda gestão econômica, abordando portanto um conjunto de informações mais amplo e com maior poder de contribuições ao processo de gestão.
O sucesso da competitividade da empresa depende fundamentalmente da gestão estratégica a qual inclui a contabilidade de custos.

Um comentário: